quarta-feira, 1 de junho de 2011

Yellow Tail na K&M


A Yellow Tail abalou o mercados de vinhos pelo mundo, principalmente o Norte Americano, tendo vendido por lá em 2001 115.000 caixas de vinho. Já em 2009 mais de 9 milhões de litros do vinho foram vendidos naquele país, ou seja, o 4º vinho mais vendido no ano. A Vinícola, fundada pela família Casella (produtores de vinho na Itália desde 1820), fica numa cidadezinha de 1.000 habitantes chamada Yenda, distrito de Riverina em New South Wales. A marca Yellor Tail surgiu no ano 2000 e logo a vinícola já tinha mais de 220ha próprios de vinhedos e uma capacidade instalada de 300 milhões de litros de vinho.
O nome Yellow Tail surgiu inspirado no "Yellow-Footed rock Wallaby" primo pequeno do Canguru e que tem uma cauda dourada.
O sucesso do produto se deve a agressividade de negócios e marketing que foi implantando nos mercados em que atua, trazendo uma comunicação inovadora para o vinho, aproveitando o fato de ter uma alta produtividade com boa qualidade, ou seja, vender vinhos bons e baratos.

 

O principal passo do marketing era eliminar a visão aristocrata do vinho, criar momentos de consumo e fazer do vinho uma bebida acessível, a comunicação tem o lema: "Abra a garrafa onde estiver!"
Tudo isso aliado a mídia massiva, rótulos chamativos e modernos, screw-cap, preços baixos e boa qualidade o tornaram um sucesso imediato.
outro Fator muito interessante é a vedação Zork utilizada nos espumantes, mas infelizmente não estará disponivel no Brasil por enquanto , pois a importadora oficial trará apenas 3 rótulos iniciais, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e o Shiraz, que não poderia faltar se tratando de vinhos Australianos.
Os vinhos Tellow Tail devem estar disponiveis nas lojas K&M na primeira quinzena de Junho.